Resumo Final do Projeto
O projeto MBStox promoveu o desenvolvimento de biossistemas e metodologias para fazer face, pelo menos em parte, às atuais preocupações sobre a toxicidade de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs) e pesticidas organofosforados (OPPs) no ambiente e para a saúde humana.
Muitos PAHs e OPPs com características tóxicas estão amplamente dispersos no ambiente e são resistentes à biodegradação, pelo que têm sido apontados como poluentes prioritários por agências ambientais. Além disso, estudos recentes reforçam a importância da absorção dérmica na exposição humana a PAHs, e são recomendados procedimentos de descontaminação em alguns grupos profissionais mais expostos. A exposição ocupacional a OPPs, como o clorpirifós, é também uma preocupação mundial e a absorção dérmica é a principal via de exposição para trabalhadores aplicadores de pesticidas.
O projeto abordou a problemática da poluição ambiental e toxicidade dos PAHs e OPPs de diferentes maneiras. Num primeiro grupo de estudos, a equipa do projeto desenvolveu novos materiais e técnicas para a adsorção e degradação enzimática dos poluentes, empregando diferentes polímeros (alginato, PCL) e enzimas do tipo oxidoredutase. Noutra linha de trabalho, foram implementados métodos in vitro para investigar a permeação de compostos químicos através da pele, testando-se ainda abordagens alternativas ao uso de tecidos animais. Noutra fase do projeto foram exploradas potenciais estratégias de proteção da pele baseadas em biomateriais de libertação controlada de flavonoides e estudados mecanismos de toxicidade importantes em condições de exposição humana ocupacional.
Entre outras informações, esta página web apresenta as atividades, publicações e comunicações apresentadas pela equipa do projeto.
Avaliação resumida da agência financiadora (FCT): “Os objectivos científicos previstos foram plenamente atingidos. Os resultados evidenciam grande qualidade científica, nomeadamente ao nível das publicações em revistas internacionais com referee. O projecto contribuiu para a formação de jovens investigadores e para a projecção internacional da equipa envolvida.”